Notícias


21/03|SELEÇÃO PARA ESTÁGIO EM ENGENHARIA FLORESTAL

A Associação Plantas do Nordeste - APNE está selecionando 01 (um) estagiário para integrar a equipe e apoiar a pesquisa do manejo florestal sustentável e assistência técnica em assentamentos Rurais da reforma agrária.
Podem participar do processo de seleção graduandos a partir do 8º período do curso de Engenharia Florestal.

Mais informações... AQUI!

22/03|Seminário de Finalização do projeto Promoção da Conservação, do Uso Sustentável e do Combate à desertificação em Áreas do Programa Nacional do Crédito Fundiário

A APNE está promovendo o Seminário de Finalização do projeto Promoção da Conservação, do Uso Sustentável e do Combate à desertificação em Áreas do Programa Nacional do Crédito Fundiário no Salão Paroquial da cidade de Belém de São Francisco no dia 30 de março de 2011 (quarta-feira) no horário das 8:00 às 14:00 horas. O seminário tem como objetivo divulgar os resultados obtidos no projeto, realizado com o apoio do Fundo Estadual do Meio Ambiente (FEMA) e da Seceretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (SECTMA) desde março 2009. Este projeto objetivou promover a adequação ambiental em propriedades coletivas do Crédito Fundiário nos municípios de Floresta, Itacuruba, Belém de São Francisco, Salgueiro, Cabrobó, Orocó e Parnamirim, região núcleo de desertificação do estado de Pernambuco. As principais ações incluíram o planejamento do uso do solo das propriedades, a identificação das áreas de Preservação Permanente, a qualificação e identificação das áreas de Reserva Legal, o georreferenciamento do uso atual do solo e a capacitação dos agricultores em técnicas sustentáveis de convívio com o semi-árido e de produção agrária.

Ao final do Projeto foram obtidos os seguintes resultados: das 35 associações inclusas na proposta inicial, 8 associações estão adequadas ambientalmente e com manejo florestal implementado e/ou em fase de implementação; 12 associações têm potencial e interesse para adequação ambiental e processo formado para averbação da Reserva Legal; 11 associações apresentaram problemas de ordem organizacional, burocrática da associação e/ou desistiram da participação no projeto; 3 associações foram inclusas no projeto para implementação do manejo florestal, porém por motivos de organização e burocráticos da associação o processo foi suspenso. Das associações que apresentaram problemas ou desistiram, apenas 4 não participaram das etapas de capacitação e visitas de intercâmbio (2 associações em Parnamirim e 2 em Floresta). A Associação Baixio Verde em Salgueiro tornou-se uma unidade de pesquisa em manejo da caatinga.

Informação adicional pode ser obtido com Frans Pareyn pelo telefone (81) 3271-4256 ou via e-mail suporte@plantasdonordeste.org.

18/03| DIA DE CAMPO

A APNE estará realizando no período de 21 a 23 de março de 2011 o Primeiro Dia de Campo no quadro do contrato administrativo 036/2010 firmado com o Ministério do Meio Ambiente, Serviço Florestal Brasileiro. O evento contará com a participação de 20 jovens egressos do curso técnico em Agroecologia realizado pelo SERTA-Ibimirim e será dividido em duas etapas, sendo a parte teórica realizada nas instalações do SERTA em Ibimirim e a parte prática no PA Pipoca (Floresta-PE).

Informação adicional pode ser obtido com Frans Pareyn pelo telefone (81) 3271-4256 ou via e-mail suporte@plantasdonordeste.org.

21/02| Workshop “Manejo Sustentado da Caatinga – pesquisa e políticas públicas”

A Associação Plantas do Nordeste – APNE e o Jardim Real Botânico do Kew, em colaboração com o Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, realizará no período de 15 a 16 de março de 2011, no hotel São Cristóvão em Serra Talhada-PE, o Workshop “Manejo Sustentado da Caatinga – pesquisa e políticas públicas”.
O evento apresentará as ações e resultados obtidos no âmbito do projeto de pesquisa implementado na região visando o uso e manejo sustentável da caatinga com pequenos produtores. Uma visita de campo à área experimental na Estação Experimental do IPA em Serra Talhada, também está programada.
Veja a Programação AQUI!

Informação adicional pode ser obtido com Frans Pareyn, José Luiz ou Danilo Gomes pelo telefone (81) 3271-4256 ou via e-mail suporte@plantasdonordeste.org.

01/11 | Publicação destaca importância econômica da Caatinga

A dependência econômica da região Nordeste em relação à vegetação da Caatinga é hoje inegável, quer se trate do abastecimento com energéticos florestais para indústrias e domicílios, quer se trate de comércio e beneficiamento de produtos não-madeireiros, como frutos e palhas, por exemplo.
Durante 25 anos, pesquisadores e técnicos de universidades nordestinas, da Embrapa, do IBAMA, de órgãos estaduais de meio ambiente e de organizações não-governamentais de vários Estados da região, estudaram e realizaram experimentos sobre o uso sustentável dos recursos florestais do Semi-Árido do Nordeste do Brasil.
Agora esses estudos, rigorosamente atualizados, foram consolidados em uma única publicação: o livro “Uso Sustentável e Conservação dos Recursos Florestais da Caatinga” reúne artigos técnico-científicos de mais de 20 autores sobre o manejo sustentável das florestas deste bioma e sua influência sobre os meios de vida da população do Semi-Árido nordestino.
A publicação, que foi organizada pelos pesquisadores Maria Auxiliadora Gariglio, do Serviço Florestal Brasileiro, Everado Sampaio, da Universidade Federal de Pernambuco, Luis Antônio Cestaro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. e Paulo Kageyama, da Escola Superior de Agronomia Luíz de Queiroz, será oficialmente lançada pelo Serviço Florestal Brasileiro, no próximo dia 23 de novembro, em Recife/PE. Outras informações com a Divisão de Comunicação do Serviço Florestal Brasileiro.

16/09| Lei 14.112 de 2010 - Utilidade Pública Estadual

No dia 24 de agosto do corrente foi publicado no Diário Oficial de Pernambuco, caderno do Poder Executivo, página 3 a lei de número 14.112 que declara a APNE como entidade de Utilidade Pública Estadual. O projeto que originou esta Lei, Projeto de Lei Ordinária Nº 1456/2010, é de autoria da Deputada Ceça Ribeiro.

13/09| Ferramenta para Identificação de plantas tropicais

A NEOTROPIKEY é uma ferramenta on-line para a identificação de angiospermas neotropicais. Essa ferramenta permite a ampliação do conhecimento taxonômico especializado gratuito e de fácil acesso.

Maiores informações podem ser encontradas em www.kew.org/neotropikey

09/08| Oportunidade para trabalhar no São Francisco

Ótima oportunidade para trabalhar no São Francisco com inventário florístico, coleta de germoplasma e monitoramento da flora.

Mais detalhes no edital em anexo ou com o Prof. Dr. José Alves de Siqueira - Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).
FONE: (87)3986-3806

www.crad.univasf.edu.br


EDITAL - CLIQUE AQUI!!!

11/06| APNE é reconhecida com Utilidade Pública Estadual

Temos a satisfação de informar que a APNE conseguiu o título de Utilidade Pública Estadual, no último dia 13/05. O mesmo foi proposto pela Deputada Estadual Dra. Ceça Ribeiro, a quem, sem dúvida, temos que agradecer pelo apoio, reconhecimento ao nosso trabalho e o compromisso com a Conservação e Uso Sustentável do Meio Ambiente do nosso Estado.
Entendemos, também, que essa conquista é fruto do esforço histórico de todos os que fazem a APNE.

22/03| APNE inicia projeto em parceria com Sebrae

A APNE está iniciando a partir de março uma parceria com o Sebrae no quadro do Projeto de Difusão de Tecnologias Sociais, edital Sebrae 02/2008. A ação será voltada para a difusão do manejo sustentado da caatinga, para energia e produção artesanal no Moxotó e Pajeú Pernambucano. A iniciativa implementará o manejo florestal sustentado da caatinga em 04 Projetos de assentamento na região e apoiará grupos de mulheres na produção de artesanato a partir do uso sustentado das espécies nativas. O objetivo principal é difundir as possibilidades de conservação da caatinga com a geração de emprego e renda. Estima-se que 70 famílias serão beneficiadas através de capacitação e intercâmbios.
Esta iniciativa é uma das 4 apoiadas pelo Sebrae no Estado ficando a cargo da ONG Chapada (Araripina), o IDEIA e o CETENE.
A duração dos projetos é de 18 meses.

21/08 | APNE recebe homenagem em aniversário do IBAMA

No último dia 20 de agosto, por iniciativa da Deputada Estadual Ceça Ribeiro, foi realizada uma reunião especial na Assembléia Legislativa de Pernambuco para comemorar e homenagear os 20 anos do IBAMA com o lançamento do selo dos correios registrando suas duas décadas.
Nesta ocasião o IBAMA, representado pelo seu Superintendente em Pernambuco, Sr. João Arnaldo Novaes, e pelo presidente nacional do orgão, Sr. Roberto Messias Franco, realizou a homenagem a APNE por sua atuação em favor da pesquisa e difusão do uso sustentável dos recursos florestais.
Todos que fazem a APNE, agradecem a indicação e o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.

11/08| APNE realiza visita de intercambio sobre manejo da caatinga

No período de 11 a 14 de agosto, a APNE organiza uma visita de intercambio para experiências de manejo sustentado da caatinga. O objetivo da visita é promover a difusão e capacitação inicial em manejo florestal sustentado e manejo silvopastoril da caatinga, voltado para áreas de reforma agrária. Os participantes da visita são técnicos do Incra-RN, Seara, Idema e AACC bem como representantes de comunidades rurais do Rio Grande do Norte. Serão apresentadas as experiências de manejo florestal da caatinga em áreas de reforma agrária de Pernambuco, assistidas pela APNE. Experiências com manejo silvopastoril e recuperação de áreas degradadas serão apresentadas por professores da UFCG em Patos-PB. A visita termina com uma visita ao experimento de manejo florestal na Estação Ecológica do Seridó em Serra Negra do Norte para demonstrar a base técnico-científica do manejo. Esta visita é a primeira de diversas visitas a serem realizadas com profissionais e produtores de outros Estados no quadro da parceria da APNE com a GTZ. Esta parceria visa a inserção do manejo florestal da caatinga nas políticas de desenvolvimento sustentado no Nordeste do Brasil.

28/07| APNE inicia projeto voltado à conservação dos recursos florestais da caatinga e promoção do combate a desertificação.

A APNE através do convênio firmado com o Fundo Estadual do Meio Ambiente, que é gerenciado pela Secretaria de Ciência Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco, iniciou neste mês de julho a execução do projeto intitulado “Promoção da Conservação, do Uso Sustentável e do Combate à Desertificação em Projetos de Assentamentos no semi-árido de Pernambuco”. Esta ação visa contribuir para o combate à desertificação em parte da região núcleo do Estado através da promoção da conservação e do uso sustentável dos recursos naturais em Propriedades coletivas que fazem parte do Programa Nacional do Crédito Fundiário.

Os principais beneficiários do projeto serão, em primeiro lugar, 32 Associações de Produtores Rurais do Sertão Central mediante a construção de cidadania e manutenção do seu patrimônio produtivo (a terra), em segundo lugar, os órgãos ambientais mediante a difusão e a aplicação da legislação ambiental nas áreas críticas. Por fim a sociedade como um todo através da conservação e manutenção do meio ambiente em equilíbrio e combate à desertificação.

27/04| Informativo eletrônico da APNE

A APNE acaba de lançar um novo exemplar do seu Boletim eletrônico. Os interessados poderão conferir acessando o link abaixo.

APNE em destaque - Ano 06 - nº 01

22/04| APNE realiza oficinas de capacitação em Manejo Florestal da Caatinga

A APNE iniciará nos dias 22 e 23/04/2009 a série de oficinas “Capacitação em Manejo Florestal da Caatinga” no município de Floresta do Navio/PE. As oficinas fazem parte da Prestação de serviços de assistência técnica e extensão florestal - ATEF a Planos de Manejo Florestal Sustentado – PMFS, que encontram-se em execução em 13 Projetos de Assentamento - PA localizados no Estado de Pernambuco. Esta iniciativa esta dentro do contrato administrativo 02/2009, processo 02000.002109/2008-72, realizado entre a APNE e o Serviço Florestal Brasileiro – SFB.
As outras duas oficinas desta série serão realizadas nos períodos 05-06/05 e 07-08/05, ambas no município de Serra Talhada/PE.

23/03| APNE GANHA PRÊMIO INTERNACIONAL

A APNE, em 2008, participou da seleção para o Prêmio ENERGY GLOBE AWARD 2008 com a inscrição do projeto, “Forest management for sustainable wood fuel production in rural settlements of the semi-arid northeast Brazil” (Manejo florestal para a produção sustentável de lenha em assentamentos rurais do semi-árido do nordeste do Brasil), o qual foi nomeado como ganhador nacional para o Brasil.
(leia mais)

16/02 | TESTE DO INVENTÁRIO FLORESTAL NACIONAL É REALIZADO NO BIOMA CAATINGA

O Serviço Florestal Brasileiro está desenvolvendo o Projeto do Inventário
Florestal Nacional que foi construído a partir de uma série de reuniões e esforços técnicos para definir a metodologia padrão com especificidades para cada bioma.
(leia mais)

26/11| Certificação Florestal – IMAFLORA visita assentamento em PernambucoTUALIZAÇÃO: CADASTRO DE SÓCIOS

A APNE e IMAFLORA com o apoio do Ministério do Meio Ambiente (Projeto GEF Caatinga) promoveram nos dias 17 e 18/11/2008 uma visita técnica para avaliação do potencial do manejo florestal comunitário da caatinga... (leia mais)

22/08| ATUALIZAÇÃO: CADASTRO DE SÓCIOS

A APNE solicita, a todos seus sócios, o preenchimento do formulário de atualização de cadastro no link abaixo. Desde já agradecemos a compreensão.

FORMULÁRIO!!!



06/06
| Novos SIG's

Já encontra-se disponibilizado no Portal, nos ambientes da Reserva da Biosfera da Caatinga e Planos de Manejo Florestais Sustentado, o Sistema de Informações Geográficas (SIG) para os referidos temas utilizados pela APNE/CNiP, no formato para dowloads no Google Earth e para visualização no Spring Web. Neste mesmo contexto também foi atualizado a base dos Produtos Florestais Não-Madeireiros, no que se refere a dados levantados pelo SIES/MTE (Sistema de Informação sobre Economia Solidaria e Ministeriodo Trabalho e Emprego), no ano de 2007.

25/04| APNE recebe menção honrosa no Prêmio Asa Branca

A APNE recebeu, nesta data, do Conselho Nacional da Biosfera da Caatinga a menção honrosa pela sua participação no Prêmio Asa Branca, categoria pessoa jurídica como reconhecimento por sua contribuição para preservação da cultura do Bioma Caatinga.
Agradecemos pela indicação e reconhecimento do trabalho desenvolvido pela APNE.


Clique aqui para conferir o certificado

07/04| Curso de Apicultura - Assentamentos

A APNE no quadro do projeto Implementação do Manejo Florestal em Projetos de Assentamentos no estado de Pernambuco estará promovendo um Curso de Apicultura para agricultores e agentes de desenvolvimento local da Região do Pajeú e Moxotó, no período de 07 a 09 de abril de 2008, no município de Serra Talhada. O referido curso será ministrado por técnicos do CECOR - Centro de Educação Comunitária Rural do Polo Sertão Central.

04/04| Inscrições abertas para Dia Nacional da Caatinga

O Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga de Pernambuco - CERBCAA-PE, com o apoio da APNE, CODEVASF e Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga e patrocínio do Banco do Nordeste e IPA, estará realizando no próximo dia 28 de abril, nas dependências do IPA, o evento comemorativo do Dia Nacional da Caatinga com enfoque ao tema Experiências de Uso Sustentável na Caatinga em Pernambuco.
As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas!
Informações: (81) 3271-4256 | (81) 3271-0444
Preencha já seu formulário de inscrição!

Clique aqui par acessar!

17/03| Mapas Georeferenciados dos Assentamentos disponível no Google Earth

Informamos que já se encontra disponível o SIG dos assentamentos com manejo florestal da caatinga trabalhados pela APNE. O acesso pode ser feito na pagina dos assentamentos da APNE ou pelo link abaixo:
Clique aqui para acessar!  

15/01| Resultado da Oficina de Manejo Florestal Sustentado

Está disponibilizado o conjunto de palestras e resultado de grupos da Oficina de Manejo Florestal Sustentado da Caatinga realizada em Recife, no período de 21 a 23 de novembro de 2007.
Clique aqui para acessar!  

10/12| Reconhecimento público das ações desenvolvidas

O trabalho realizado com manejo florestal da caatinga com pequenos produtores e assentamentos foi premiado duas vezes no Brasil como alternativa sustentável de produção na zona rural. (leia mais)