voltar à página inicial

 

O banco de dados dos Planos de Manejo Florestal Sustentado da Caatinga visa oferecer uma listagem de todos os Planos de Manejo elaborados e/ou implementados no bioma Caatinga.

Uma primeira versão foi construída em 2005 a partir de um levantamento em todas as superintendências do IBAMA do NE (PI, CE, RN, PB, PE e BA) bem como na SEMACE.

Em 2007, o banco foi atualizado nestes mesmos estados e disponibilizado neste site.

Uma nova atualização foi realizada em todos os órgãos estaduais de meio ambiente a partir de meados de 2012 e compõe a base atual do banco de dados. Nesse momento, o banco de dados do estado de Pernambuco é parcial e ainda não há informações para o estado da Bahia.

O objetivo é de oferecer um panorama histórico e a situação atual da implementação do manejo florestal da caatinga mediante Planos de Manejo protocolados nos órgãos responsáveis.

O banco apresenta as principais informações de cada Plano incluindo localização, área, produção, produto e situação de regularização.

Ao longo dos três levantamentos (2005-2007-2012) observa-se uma evolução gradativa e crescente do manejo efetivo na região Nordeste.


Fonte: APNE - construção própria

Fonte: APNE - construção própria
 
Apenas considerando os Planos de Manejo “ativos”, obtém-se outro quadro:

 


Fonte: APNE - construção própria

Fonte: APNE - construção própria

 

O número de PMFS ativos (441) representa 85% do total de planos protocolados nos órgãos responsáveis. Em termos de área manejada, os planos de manejo ativos representam 90% do total, atingindo em 2012 um pouco mais que 250.000 ha manejadas.

Considerando uma superfície do bioma de 850.000 km2 com uma área de remanescentes em torno de 425.000 km2 (50%), apenas 0,6 % da área de vegetação nativa está sob regime de manejo florestal sustentado.

 
Confira os mapas!

Visualizar Pernambuco PMFS 2013 em um mapa maior

Visualizar Piauí PMFS 2013 em um mapa maior

 

Visualizar Rio Grande do Norte PMFS 2013 em um mapa maior

Visualizar Ceará PMFS 2013 em um mapa maior
 
     

Visualizar Paraíba PMFS 2013 em um mapa maior